Docentes

Carmem Maria Oliveira de Azevedo
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Supervisora dos estágios do curso de Pedagogia da ULBRA Torres, com larga experiência docente. Tem experiência na organização de eventos na área da educação

Cléa Silvia Biasi Krás
possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), graduação em Tradutor e Intérprete pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). É professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Torres-RS). Tem experiência na área de Linguística, Letras e Educação, com ênfase em Linguística Aplicada.

José Alberto Chemin
Graduado em Geografia pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1991), Especialista em Geografia Ambiental pela UFRGS (1994) e Mestre em Ecologia pela UFRGS (1999). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA Torres,onde exerce a função de coordenador assistente e professor do curso de Pós Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental; Atua também como professor do curso de Administração, na área de Gestão Ambiental e Administração e Meio Ambiente, no curso de Biologia, nas disciplinas de Ecologia, com projetos na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental e no curso de Pedagogia, trabalhando principalmente em projetos com enfoque em Ambiente e Educação . Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, e do Grupo de Pesquisa em Imagem, História, Cultura. Atua na área de extensão em Educação Ambiental e de Planejamento e Gestão Ambiental. Atuou como pesquisador da FAPERGS no projeto Banco de Imagens do Litoral Norte, e com o desenvolvimento de vários projetos junto a Secretaria de Meio Ambiente -SEMA- RS nas áreas de Planejamento e Gestão Ambiental e junto a Secretaria de Turismo- SETUR - RS nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Roteiros Turísticos para a região do Litoral Norte do RS.

Rivaldo Raimundo da Silva
Graduado em Ciências Hab Biologia Lic. Plena pela Universidade Estadual de Goiás- UEGO/UNIANA (1994), Pós Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEGO/UNIANA (1995) e Mestrado em Geociências/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (1999). Atualmente é Biólogo e Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Torres; Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Itapeva; e é professor da Graduação e Pós Graduação da Universidade Luterana do Brasil- Campi Torres. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Mesosauridae, Répteis do Permo-Triassico, Ornitologia, Herpetologia, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Luiz Carlos Garlipp
Possui graduação em TEOLOGIA pelo Seminário Concórdia Faculdade de Teologia (1970), graduação em LETRAS pela Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (1979), pós-graduação em PSICOPEDAGOGIA (2002) e pós-graduação em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL (2009) . Atualmente é professor titular da disciplina de Cultura Religiosa, entre outras, na Universidade Luterana do Brasil (Campus Torres). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PSICOPEDAGOGIA.

Marjana Taborda Albrecht
Possui graduação em PEDAGOGIA - Habilitação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e, atualmente, é docente na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Campus Torres-RS, na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Neiva Maria Calliari
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1979), com especialização em Administração e Supervisão Escolar também pela UCS. Doutora em Administração Educacional pela Wisconsin InterantionalUniversity - USA. Atuou como Diretora Acadêmica do Instituo Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná e como coordenadora dos cursos de Licenciaturas e de Pedagogia da Ulbra Torres. Atualmente exerce a função de professora do curso de Pedagogia da Ulbra Torres. Também é conselheira titular do Conselho Municipal de Educação de Torres.

Rosane Cardoso Pereira
Possui graduação em Pedagogia (1979), especialização em Orientação Educacional (1980) e mestrado em Ciências Ambientais (2004), todos, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense atuando principalmente nos seguintes áreas: educação, didática, sociologia, currículo, gestão educacional, meio-ambiente, educação ambiental, desenvolvimento, sustentabilidade e unidades de conservação. Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia ULBRA campus Torres/RS; e membro do Conselho Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Torres/RS.

Viviann de Almeida Pereira
Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000), Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2004). É professora do Município de Torres-RS e, atualmente, coordena o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Educação desta cidade. Já, na Universidade Luterana do Brasil (campus Torres-RS) é professora dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia e, coordenadora adjunta das licenciaturas. Tem experiência na área de Matemática, Ciências Naturais e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Novos Atores Sociais, Percepção, Educação Matemática, Informática Aplicada à Educação Matemática, Álgebra, Matemática Financeira, Estágio em Matemática, Estágio em Biologia, Fundamentos Teórico Metodológicos das Ciências Naturais, Fundamentos da Matemática Aplicada à Educação Infantil e Series Iniciais, Metodologias do Ensino de Ciências e Biologia, Dinâmicas Interpessoais, Dimensão Profissional e Geometria Analítica.