terça-feira, 3 de abril de 2012

PROJETO CARCHARIAS - CONSERVAÇÃO DOS ELASMOBRÂNQUIOS E ORGANISMOS MARINHOS COM AUXÍLIO DA COMUNIDADE PESQUEIRA

O Projeto Carcharias (www.projetocharcharias.org) engloba diversos objetivos, que serão desenvolvidos juntamente com a Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres, mais especificamente o Curso de Biologia, a Colônia de Pescadores Z-18 de Passo de Torres (SC) e a PRÓ-SQUALUS (ORGANIZAÇÃO PARA A PESQUISA E A CONSERVAÇÃO DE ESQUALOS NO BRASIL). Trata-se de um Programa Permanente para o estudo e conservação dos tubarões, raias e químeras, assim como demais organismos marinhos na costa sul do Brasil, envolvendo os acadêmicos do Curso de Biologia. As prioriedades principais do Projeto Carcharias estão focadas no auxílio social, educacional e de saúde da Comunidade de Pescadores de Torres e de Passo de Torres, que favorecerá o entendimento da Biologia dos tubarões da região Sul, bem como a formação de um corpo de especialistas para o desenvolvimento de estratégias para a conservação deste táxon na ULBRA – Campus Torres. O presente trabalho justifica-se pela união de esforços, a partir da Colônia Z-18, por toda a Comunidade na Conservação do ambiente marinho, onde a mesma desenvolve suas atividades laborais, proporcionando a interrelação de pescadores com seu meio. Em um passado recente, os pescadores têm sido considerados algozes na preservação do ambiente marinho quando, na verdade, os mesmos podem ser transformados em ativos defensores ambientais. Esse trabalho espera contribuir nos esforços de preservação dos organismos marinhos do litoral sul a partir de um melhor entendimento sobre as angústias e necessidades da população residente e, desenvolvendo meios para minimizá-los. Cabe destacar, que as finalidades da Instituição, tanto na área de Assistencial, quanto na Educacional e na Pesquisa Biológica, visam um completo amparo às classes sociais mais necessitadas, no sentido de atender a sua vocação e obrigações como entidade beneficente pertencente a uma Comunidade. Uma Instituição de Ensino Superior, como a ULBRA – Torres, que deve estar integrada à Comunidade, no sentido de transpor e aplicar os conhecimentos da ciência em beneficio das pessoas. O contato e vivências práticas em projetos extensionistas são fundamentais para uma formação integral do aluno. As atividades de ensino, pesquisa e extensão devem estar intrinsecamente relacionadas. Cada uma delas lançando questionamentos e direcionamentos para as demais. A parceria entre profissionais de saúde e de educação em ações de saúde coletiva contribui muito para a ampliação das mesmas, facilitando e tornando ágil o trabalho das equipes de saúde. Esta parceria incrementa a resolutividade e a eficiência dos atendimentos prestados, principalmente em comunidades mais carentes, onde a escola é um ponto referencial de todos da comunidade, pois, extrapola os limites educacionais e transforma-se em local de lazer, de integração e de formação de cidadãos. Para assegurar uma vida saudável de contínua diversidade dos organismos marinhos, esta só será obtida através da promoção do uso sustentável e de um amplo gerenciamento e conservação.

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